quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estratégias - Funções dos Heróis


Os heroes de DotA são diferentes entre si (óbvio... -.-), mas divididos e "equilibrados" por funções que possuem o potencial para cumprir. Jogar com o hero em suas funções naturais detro de um time ajudam a aproveitar o máximo potencial dele. Espero que seja um bom tópico para ajudar os mais iniciantes e talz... aproveitem.

Funções dos Heroes

Existem muitas funções e subfunções no DotA, e suas nomeclaturas variam um pouco de região para região também (já ouvi falarem que carrier são heroes fortes para combate nas team battles no late game e também já ouvi que seriam os heroes que possuem forte early-game para ajudar o time... de todo modo usarei as terminologias que pesquisei serem as mais difundidas no geral. Os que estejam acostumados com outra, basta adaptarem aí na leitura ^^). As mais comuns / importantes são:

Carrier
- É a função de "carregar" o time no final do jogo. Normalmente são heroes de early-game complicado, mas após farmarem seus itens (que, de um modo geral, são altamente dependentes) tornam-se verdadeiras máquinas de matar IMBAZORDS. São heroes muito "queridos" nos pubs da vida, onde você pode acabar enfrentando um time feito por 5 deles. Normalmente isso leva o time a derrota, pois o early-game complicado impede que eles farmem seus itens e possam ter o late game que deveriam. Em sua maioria são heroes de AGI.

Gankers
- É uma função bastante divertida. Ser ganker é, no fundo no fundo, ser o cara que perturba os adversários com seu poder de matar em traps (principalmente o carrier do time adversário, visando "ferrar" com o late game do mesmo).

Disablers/Silencers
- É a função feita pelos heroes que podem impedir que um hero "funcione" de forma correta por certo tempo. Silencers meio que entram nessa categoria também. Stuns são os mais comuns tipos de disables.

Pusher
- Vem do inglês "PUSH", que quer dizer empurrar (eu achei desnecessário essa informação, mas vai lá que alguém não sabe né...). São heroes que possuem habilidades que permitem levar muitos creeps rapidamente, assim "empurrando" a lane para levar torres rapidamente e ajudar o time a conquistar território no mapa. São heroes que possuem forte apelo estratégico dentro de um time e ajudam muito na vitória quando fazem bem sua função.

Semi-Carrier
- São heroes que possuem um grande potencial late game, mas não tanto quanto os verdadeiros carriers, compensando esse fator como sendo uma espécie de "pau para toda obra", exercendo bem também outras funções. Normalmente ao mesmo tempo que assumem também uma função de carrier no time (lembrar que sempre a uns 50% se de frente a um verdadeiro carrier).

Suporter
- Função muito subestimada, para não dizer ignorada, em pubs, mas simplesmente a menina dos olhos em muitos times do competitivo. Esses heroes não dependem muito de itens e dinheiro, então compram courriers (la vem a cocó...), wards, potions e farmam itens de apoio para o time. As vezes confundido com healers (uma subfunção essa na verdade), mas ser suporter não é ser necessáriamente um hero com skills de cura. As suas skills e/ou modo de jogo permitem que ele seja um hero que foque apoiar o time todo de um modo geral.

Tanker
- Função que em muitas estratégias do competitivo não está presente em seu ápice, mas ainda muito importante e existente. Afinal de contas, para que o pessoal do DPS possa fazer o seu trabalho por tempo suficiente, tem que ter alguém que faça o papel de "grande bolo de carne" para eles, servindo de saco de pancada. É uma função mais complicada do que parece, pois ser tanker não significa ser suicida. Normalmente são heroes de STR. Normalmente...

Chaser
- É mais uma subfunção. São heroes que possuem forte potencial para matar fujões. Nos pubs, se bem jogado, costumam conseguir muitas kills. Costumam possuir alto MS (move speed), stuns, blinks e skills de slow / aproximações.

Healer
- Subfunção simples de explicar. São heroes que possuem skills que curam ou regeneram aliados. Eles são excelentes babysitters.

Babysitter
- WFT is a babysitter cara? No DotA tem isso? Sim, tem ^^. É uma subfunção, normalmente de um supporter, que consiste em ser a "querida mamãe" de um aliado na lane. Curando, ajudando no farm e protegendo, ele procura tornar o early - game de um aliado (normalmente o carrier do time dele) uma brincadeira de criança. Nota-se desde já que são heroes que precisam de poucos itens.

Starter
- É uma subfunção que, no meu ponto de vista, foi promovida a uma função de fato nestes últimos tempos (já ouvi falar sobre esse fato por aí). Como o nome diz, são os heroes que começam. Mas começam o que? As ganks e as team blattles. Possuem skills que, usadas na frente de seus aliados, aumentam muito a chance de sucesso dos combates do seu time. Normalmente podem desabilitar ou danificar muitos inimigos de uma vez só, e para eles o posicionamento é essencial.

Jungler
- Pelo nome, é uma subfunção fácil de explicar. São heroes que possuem facilidade de upar no "mato" (creeps neutrals). Possuem forte apelo estratégico dentro de um time, pois permitem que seu time tenha dois heroes solando (que dá vantagem tática num certo modo) e, se ele fizer tudo direitinho e com um pouco de sorte, upa tão rápido quanto um soloer (oferencedo uma grande vantagem no lvl para o seu time em muitos casos).

Roamer
- É uma subfunção do ganker. É tipo como se fosse um ganker que cheirou 4Kg de guaraná em pó, e por isso não consegue parar de gankar. É uma função difícil, pois requer muita interpretação do comportamento do adversário. Por creepar muito pouco por estar sempre armando ganks a todo momento sem parar como se não houvesse amanhã, seu lvl costuma estar sempre mais baixo que do restante do time. Então não é uma função para iniciantes, pois podem acabar atrapalhando ao invés de ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário