quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estratégias - Como farmar efetivamente


Muitos pensam que farmar é só bater nos creeps, e outros pensam que farmar efetivamente é dar denies também. Nesse guia eu quero mostrar para você como que os jogadores famosos conseguem ter centenas de creeps ao final de jogos(curtos e longos).
Esse guia é indicado para aqueles que querem aprender a jogar com personagens que realmente necessitem de farm(carriers).

Na lane (LH/Deny)

Dividir as lanes é algo básico: o carrier(você) vai ir com algo que controle a lane para deixá-lo farmar. Geralmente são supporters. Em alguns momentos você irá ir em uma lane tripla(com dois heróis bastante agressivos) ou irá solar com dois supporters do lado da lane ou um supporter do lado e outro roaming. Geralmente os denies são feitos pelos supporters, com um auxílio seu, se o creep estiver próximo. A primeira coisa que eu quero ressaltar é para você não ter preguiça na hora de farmar, seja na lane, seja na jungle, seja o que for. Se você tem preguiça, você nunca vai conseguir alcançar os melhores. Você deve usar os movimentos do inimigo à seu favor: se ele começa a dar denies cedo, aproveite para pegar o last-hit no intervalo entre os ataques dele; se ele é agressivo demais, faça aggro(ataque o herói inimigo e cancele imediatamente, serve para "puxar" os creeps para mais perto de você) nos creeps ou peça uma gank em sua lane. Se a sua lane estiver avançada, faça um pull no camp de neutrals mais próximo da lane. Caso esteja solando mid, aproveite para gankar ou checar as runas.

Caso você tome uma gank e saia vivo, porém com HP baixa, não volte para a fonte. Você perde preciosos last-hits, cerca de 600~1000 gold, dependendo do tempo que você demorar lá. Traga uma pot pelo crow(galinha), assim você não vai parar de farmar(acredite, gastar 100 gold em uma pot é bem melhor do que ir de volta para a base). Caso seja inevitável, procure gastar toda sua mana nos neutrals que ficam perto do caminho que você segue até a fonte. Assim você não desperdiça muita coisa enquanto você volta pra fonte.


Midgame (Gankar ou farmar?)

A resposta é simples: se você for um carrier, obviamente você deve farmar, o tempo todo. Mas sempre fique com um ou dois TP scrolls para trocar de lane ou ir para uma teamfight na qual você saiba que vai ganhar, ir ajudar o time a morrer não é algo bom. Caso todas as lanes estejam avançadas e não haja possibilidade de farmar nas lanes, vá para a jungle. Sempre esteja atento para possíveis ganks que você pode tomar, e sempre que possível tente stackar os camps de neutrals antem de matá-los. Por exemplo: vi um camp de centaurs e cheguei no segundo 46, eu bato 1 pouco e espero até o segundo 52 e corro como se estivesse com hp no vermelho, assim eu consigo farmar dois camps(caso o stack seja bem sucedido), ganhando muito mais gold. Caso você esteja carregando um Helm of the Dominator, você pode usar um creep dominado para ir stackar os camps enquanto você fica na lane farmando. Isso também vale para aqueles que têm summons(broodmother, lycan, furion). Um destaque para a Broodmother: se você tiver várias aranhas e não pode colocar elas pra cima da torre(um pugna da vida ali, prontinho pra torrar sua manada) mande-as para a jungle. Assim você não dá gold de graça e ainda ganha um bom gold.

Lategame (Como proceder?)

Se seu time está ganhando, ótimo. Farme e assim que tiver chance faça um push final com seu time e ganhe o jogo. Caso você esteja perdendo, com uma, ou até duas barracks detonadas, você deve se manter na defensiva. Se não ficarem acampando na sua base para pegar você assim que sair, você ainda tem chance de virar o jogo. Caso você não aguente os megacreeps, lure eles até a fonte para dar uma ajuda. Dê preferência para a lane que não tem megacreeps, deixe seu time cuidar dos megacreeps. Os megacreeps dão menos gold, e isso é ruim. Caso você esteja indo para a vitória, uma dica preciosa: se esforce para dar o LH nas torres; você vai acabar ganhando até 3x mais do que se não tivesse dado. Se seu time não estiver indo bem, procure ficar farmando mais recuado tentando fechar sua build(ao menos algo que lhe deixe forte e o faça ser útil para o time).

Infelizmente, existem alguns carriers melhores que outros, então mesmo que você esteja mais farmado que o carrier inimigo, talvez você acabe perdendo(como por exemplo uma Traxex com uma divine contra uma Mortred). É a vida, Joe. Para ficar melhor que eles só na base da divine ou do seu time desabilitando ele.

Fonte: http://forum.dotabr.com.br/

Postado por: Aihb

Nenhum comentário:

Postar um comentário