quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estratégias - Funções dos Heróis (2)

De um modo geral, como ser um bom...

Carrier? Parece simples à primeira vista e após algumas experiências em jogos fáceis. Mas isso é muito longe da verdade. Para ser um bom Carrier, você deve saber farmar e dar last hits muito bem. Você deve evitar ao máximo morrer no começo do jogo (isso é uma regra para todos, mas para o Carrier é como se fosse o 11º mandamento). Saber a hora correta de entrar nas team blattles é importante, e muita concentração para não desperdiçar uma chance de kill nas partes iniciais. Parece meio controverso com o fato de evitar morrer a todo custo, mas gold é muito importante para ele (lembrar que isso é uma regra e "não morrer" é um mandamento, por isso o último tem prioridade).

Ganker? Paciência é a primeira coisa. É normal um ganker se frustar em seus planos de ação pela pressa em conseguir a kill. então esperar a hora certa é fundamental. Gankers dificilmente levam um hero inimigo full life sozinho, então eles devem saber "escolher muito bem a presa" e/ou saber envolver o time em suas ganks, analizando que skill podem estar em cooldown, quais possuem skills para fuga, seu próprio poder de dano e etc...

Disabler? Noção de combos das skills, timming das skills, e inteligência para criar jogadas e responder a jogadas inimigas. Isso é o principal para um disabler.

Pusher? Saber usar TP constantemente para defender e levar lanes é fundamental. Por isso uma Boots of Travel são sempre bem vindas. Saber dosar suas skills para levar o máximo de creeps em menor tempo, e farmar itens que o ajudem a fazê-lo. É imprescindível que ele saiba também a hora de "meter o pé" pois, ficar sozinho no território inimigo abre muito espaço para ganks nele.

Semi - Carrier? O complexo aqui é saber que você é um SEMI - Carrier, e não o TRUE MUDAFUCKAR Carrier do seu time. Sua vida não é só farmar. Você precisa decidir qual (ou quais) função (ou funções) além de semi - carrier voce pode e deve cumprir. Participar sempre das team battles é fundamental.

Supporter? É mais complicado do que parece. Ser um bom suporter é não atrapalhar o farm do carrier (irrita um pouco uma Spectre da vida se matando para dar o Last Hit numa lane enfrentando um Pit Lord e um Ezalor enquanto seu parceiro Warlock "papa todos" de uma distância segura e se regenerando) que depende muito mais de itens. Aprender como wardar aumenta o seu poder como suporter. Fechar itens que apóiem o seu time também é importante. Por exemplo, um Dazzle ou Enigma da vida não tiram muito proveito de um Vladmir Imagem, mas se eles o fizerem, poupam de certa forma que alguém que se beneficie do item tenha que fazê-lo. É estar sempre pronto para ajudar o time no que ele precisar.

Tanker? É saber "apanhar" pelo seu time pelo maior tempo possível e ter um plano de como sair vivo ^^. Um bom tanker sabe "provocar" o time adversário a bater nele para reduzir o dano de seus companheiros para que esses possam terminar o seu trabaho. É não ser suicida também, pois isso não é, pelo menos até agora (o Techies pode até me chamar de mentiroso) uma função no DotA... É uma função que exige coragem (balls -.-) e noção da resistência do seu hero.

Chaser? Paciência e insistência são normalmente a chave. É muito importante saber a hora de usar a skill para não faltar na hora de finalzar a presa. Itens que facilitem a perseguição também são show de bola. Por último, uma boa noção de posicionamento são a diferença entre a kill e a death.

Healer? Primeiramente, é lembrar que suas skills, na maioria das vezes, deve focar seus aliados! Elas costumam funcionar neles, sabe?! Saber administrar a mana para que não falte na hora "H" também é importante. Nunca desistir de um aliado é qualidade requerida e apreciada.

Babysitter? Viva em função do seu aliado protegido (normalmente esse é o carrier). Faça para ele um mundo melhor a qualquer custo. Compre potions pra ele, empreste seus itens de regen, morra por ele se for caso. Você será recompensado por ter criado um "terrivel monstro destruidor de lares" em nome do seu time que os conduzirá a vitória.

Starter ? Posicionamento e noção do "timming" das skills suas e dos adversários é o principal. Dagger é um item must have para a grande maioria. Velocidade nos dedos ajuda a castar as magias necessárias com rapidez para que sua "startada de combate" seja um sucesso. Também é bom saber planejar fugas, pois normalmente você "se joga com tudo" sobre o time adversário, e isso pode ser muito perigoso.

Jungler? A primeira e mais importante coisa é OLHO NO MINIMAP!!!! A todo custo procure saber onde estão os inimigos. Qualquer miss não notado pode ser o fim da picada para você. Saber a hora de dar umas gankadas na lane próxima é uma qualidade show de bola, e saber dobrar os creep camps dos neutrals e como fazer pulls (é o ato de atrair os creeps da lane pra tankar os neutras pra você) são uma mão na rodinha do mouse.

Roamer? Primeiramente experiência. Essa função é um tanto nova, e jogadores que começaram a pouco tempo tem que treinar para exercê-la. Cheirar guaraná em pó também ajuda (brincadeira hein, isso não deve ser maneiro). Adotar um comportamento muito complexo que é a mistura de um frenezi por kills misturado com a paciência de um monge para esperar a hora certa de atacar. Carregar clarities ajuda muito no early-game. Bottle é um item must have pois sua movimentação pelas runas é constante. Noção de fog e posicionamento devem ser IMBAZORDS. Rushar bota é legal, pois como você se move sem parar, fazer isso o mais depressa possível é importante. Saber wardar é legal, pois enquanto arma ganks você pode wardar. Ajuda seu trabaho e tira essa função das costas de um aliado. Saber usar seu hero escolhido para roamer a 110%, pois seu level vai ficar mais baixo que o resto dos jogadores, e isso não pode se tornar um impecilho muito grande para sua participação no jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário